sexta-feira, 14 de junho de 2013
Atenção
Estamos passando pelo período das doenças respiratórias vamos deixar as nossas salas de aula,casas, escritórios e ambientes em geral bem arejados. Usar álcool em gel para prevenção da Influenza A (H1N1)
terça-feira, 4 de junho de 2013
Atividades de Materiais Reciclados - Decoração
Corujas feitas de saquinho de Pão
Peixinhos feitos de tampa de garrafa
terça-feira, 28 de maio de 2013
Definição de Educação Infantil
Desde 1996 com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), a educação infantil
A educação infantil, primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
De acordo com a Lei, a educação infantil deve ser oferecida em creches para as crianças de 0 a 3 anos, e em pré-escolas para as crianças de 4 e 5anos. Porém ela não é obrigatória. Dessa forma, a implantação de Centros de Educação Infantil é facultativa, e de responsabilidade dos municípios.
Diferente dos demais níveis da educação, a educação infantil não tem currículo formal. Desde 1998 segue o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, um documento equivalente aos Parâmetros Curriculares Nacionais que embasa os demais segmentos da educação Básica.
Não cabe à educação infantil alfabetizar a criança. Nessa fase ela não tem maturidade neural para isso, salvo os casos em que a alfabetização é espontânea.
O objetivo é o de desenvolver algumas capacidades, como: ampliar relações sociais na interação com outras crianças e adultos, conhecer seu próprio corpo, brincar e se expressar das mais variadas formas, utilizar diferentes linguagens para se comunicar, entre outros.
Alguns aspectos previstos nos Referenciais para adequar as escolas de educação infantil às necessidades das crianças são desconhecidos da maioria dos pais, tais como: As escolas devem ter duas cozinhas, uma para as crianças de 0 a 3 anos e outra para crianças de 4 e 5 anos, o espaço físico deve ser de 2 m² por criança em sala, e inclusive deve ter fraldário e lactário independentes da sala de aula.
A ênfase da educação infantil é ESTIMULAR as diferentes áreas de desenvolvimento da criança, aguçar sua curiosidade, sendo que, para isso, é imprescindível que a criança esteja feliz no espaço escolar.
Fonte:
http://www.infoescola.com/educacao/educacao-infantil/segunda-feira, 27 de maio de 2013
Resgatando as Tradições Juninas na escola
Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.
Festas Juninas no Nordeste
Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.
Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas.
Comidas típicas
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.
Tradições
As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.
No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.
Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.
Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.
Fonte:
http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm
Fonte:
http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm
Atividades Para Pintar
A atividade deve ser desenvolvida da seguinte maneira primeiro contar um conto de fadas,fabulas, lenda brasileira ou uma historia a ser escolhida pelos alunos e apos a atividade destribuir folhas com imagens referentes a historia contada .
Segue algumas sugestões de desenhos para destríbuir na para a sala após o contar.
Branca de Neve
Chapeuzinho Vermelho
Patinho Feio
Segue algumas sugestões de desenhos para destríbuir na para a sala após o contar.
Branca de Neve
Chapeuzinho Vermelho
Patinho Feio
Lenda do Curupira
Lenda do Saci Perere
domingo, 26 de maio de 2013
Trabalhando com Decoração na Educação Infantil...
Decoração para sala de aula na Educação Infantil para Festa Junina pode ser trabalhado dentro da sala de aula o uso das bandeirinhas para dar uma ar mais de FESTA JUNINA.
terça-feira, 21 de maio de 2013
21 de Maio Dia da Língua Nacional
21 de Maio é comemorado o Dia da Língua Nacional esta língua com varias origens a sua principal e de Portugal se funde com a língua indígena o espanhol o italiano entre muitas outras Línguas.
domingo, 19 de maio de 2013
Dica de Leitura
Quando a pequena Dorothy contemplava a cinzenta fazenda em que vivia com sua tia Em e seu tio Henry, nem podia imaginar que um ciclone iria arrancá-la dali e levá-la para a mais fabulosa das terras: a terra de Oz, onde um mago poderoso regulava a vida de todos e onde coisas maravilhosas aconteciam. Uma terra cheia de aventuras e perigos, mas também onde Dorothy iria encontrar a verdadeira amizade, na companhia do Espantalho sem cérebro, o Homem de Lata sem coração e o Leão sem coragem.
Um dos maiores clássicos da literatura, um livro mágico, que vem encantando novos leitores a cada geração.
Festa Junina
O Centro Municipal de Educação Infantil Recanto Feliz Maria Messias de Santo Inácio-Pr tem o prazer de resgatar a tradicional festa junina em prol da mesma.
Programação:
29 de junho
Quermesse Junina com Frangos Assados, Espetos, Salgados,Doces Bebidas em Geral, Maçã e Uva do Amor e o tradicional Quentão
30 de junho
Apresentação de Danças e Quadrilhas das Crianças
Assinar:
Postagens (Atom)